terça-feira, 11 de outubro de 2011

tudo ao mesmo tempo agora

chego a apostar que, em poucos momentos da minha vida, minha cabeça esteve tão cheia de pensamentos, ideias, desejos como agora. não sei se todos os pensamentos são úteis, se todas as ideias são boas, se todos os desejos são realizáveis. provavelmente, não. mas é uma sensação parecida com aquela de quando usamos alguma substância com potencial entorpecente e nos transformamos numa enorme superfície sensível a um número infinito de estímulos. aí, pensamos milhares de coisas ao mesmo tempo, e, muitas vezes, achamos que tivemos uma ideia simplesmente genial. eu sempre procurei anotar essas ideias em um caderninho ou mesmo num guardanapo de papel só para, no dia seguinte e passada a onda, saber se, de fato, aquela fantástica ideia valia a pena.
talvez a gravidez me coloque nessa situação especial de entorpecência por um longo tempo, tempo que se estende não só em comprimento, mas também em largura e profundidade, muito em razão do repouso. é tempo interior demais e vida lá fora de menos. e pensem no que representa isso para uma ariana rueira toda vida...
mas, por outro lado (porque tudo tem vários), eu estou podendo me perder em leituras não tão imediatas e urgentes. estou podendo divagar. ir mais devagar. e isso é raro.
no momento, estou lendo quatro livros, além das revistas de grávida que pego de vez em quando para não ficar pensando besteira (ou seria o contrário?!).
  • A PALAVRA AMEAÇADA, da poeta, ensaísta e linguista argentina Ivonne Bordelois;
  • LÍNGUA COMO PRÁTICA SOCIAL, do linguista-antropólogo William Hanks (indicação do professor Nilson Moraes);
  • HISTÓRIA DA SEXUALIDADE VOL. I - A VONTADE DE SABER, de Michel Foucault;
  • e O CONFLITO - A MÃE E A MULHER, da filósofa francesa Elisabeth Badinter, a mesma autora de Um amor conquistado - O mito do amor materno.
Enfim, o que posso dizer é que carrego Laura no ventre e a cabeça, prenhe de pensamentos...

Para fechar, uma música que não sai da minha cabeça: GRÁVIDA, com Marina Lima

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário