O título aí em cima é uma brincadeira, um jogo de palavras metido a engraçado que mistura discussão de sala de aula com nome de filme pop dos anos 80... Na verdade, o blog é produto da disciplina Portfolio, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz). E, só para constar, não acredito em hipóteses perdidas, a menos que estejam embaralhadas dentro de nós mesmos...
sexta-feira, 5 de abril de 2013
Pensando no meu objeto empírico e em sua abordagem metodológica
- O discurso do sujeito coletivo - Um novo enfoque em pesquisa qualitativa, Fernando Lefèvre e Ana Maria Cavalcanti Lefèvre
Uma apresentação dos limites e possibilidades da abordagem do discurso do sujeito coletivo para apresentação de dados qualitativos discursivos e diversos estudos que se utilizaram dessa metodologia;
- Sujeito, o lado oculto do receptor, Mauro Wilton de Sousa (Org.)
Uma discussão feita por diversos autores brasileiros e latinoamericanos sobre as questões envolvendo o "receptor" da comunicação e mesmo discussões epistemológicas sobre os tais estudos de recepção;
- Introdução à análise da imagem, Martine Joly
A autora trata dos conceitos e métodos que nos auxiliam na análise da imagem fixa, explorando, inclusive, a construção da mensagem publicitária baseada na imagem;
- A reconversão do olhar, Inesita Araújo
A autora analisa as práticas comunicativas nos processos de intervenção social e dá pistas poderosas sobre como analisar discursos a partir dos vários contextos e interesses envolvidos na sua produção;
- O cartaz, Abraham Moles
O livro faz uma abordagem sistemática e detalhada sobre os vários componentes do cartaz, suas intenções, usos e possíveis formas de interpretação e análise.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário